quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Para meus amigos e minha família.


Aqui segue um texto que escrevi a uns 2 anos atrás,após a leitura de um dos melhores livros que ja li,Walden ou a Vida nos bosques de Henry David Thoreau.


Gostaria que essas palavras pudessem ser lidas em todas as línguas existentes nesse mundo,não para vangloriar-me de dizê-las,mas sim para cantar como se fosse um galo matutino no intuito de acordar os cidadãos,não para irem aos seus trabalhos,mas sim para acordarem para as suas vidas e não para que descubram na hora da morte que não a viveram.
Não são raras as vezes que me pergunto,como seria bom se todos os dias tivessem a mesma importancia que o tem as chamadas ''datas comemorativas'',como o natal,a páscoa ou qualquer outra data que é celebrada com sorrisos e abraços.Como seria bom se as pessoas não precisassem de ocasiões especiais para se reunirem.Até hoje comemoramos com afinco o nascimento de alguém que nem sequer conhecemos,mais de dois mil anos arranjando a mesma desculpa para nos abraçarmos,presentearmos uns aos outros,nos aproximarmos uns dos outros e comermos coisas que nem ao menos sabemos o nome,e fazemos isso apenas um dia,e por que nao todos os dias?Ou pelo menos com mais frequência?Perguntas que são difíceis de ser respondidas,mas que não devem deixar de ser feitas.
Como máquinas programadas para apenas trabalhar,colocamos a culpa nos nossos dias de labuta,colocamos a culpa na nossa falta de tempo,tudo como forma de impecilho para que dias como o natal,ano novo e páscoa se tornem corriqueiros em nossas vidas.
É bem provável que amanhã não tenhamos tempo para nos abraçarmos e sorrirmos juntos,talvez por que estaremos gastando nosso tempo falando da vida alheia,da roupa extravagante desse,do presente daquele,ou simplismente entregando-nos de corpo e alma à aquisicão de supérfluos.
Analisando friamente a vida,cheguei a conclusão que não desejo feliz natal para ninguém que está lendo ou ouvindo essas palavras,prefiro desejar felicidade a todos,que todos tenham uma vida livre de cobiça,de inveja,de arrogância.Desejo que nesse próximo ano e em todos os anos seguintes de suas vidas vocês conscientizem-se,adquiram conhecimento útil e não fútil,amem e respeitem-se.
Para os que cravam suas unhas nos príncipios do cristianismo,desejo que ao invés de assimiliar os ensinamentos de Deus,assimilem os ensinamentos da vida,tendo como base o respeito e a verdade,e não ensinamentos que cegam e manipulam as pessoas fazendo com que estas caminhem de olhos vendados  rumo a um abismo de intolerância e ignorância,onde a vida é bela apenas quando se tem enriquecimento financeiro.
Para aqueles que gozam a vida com o trabalho árduo do dia-a-dia,desejo que tenham sempre trabalho para fazer,e que quando esse vos faltar,que sobre oportunidades para realizar trabalhos voluntários.Para os que vivem reclamando da vida eu desejo muitos anos de vida,afinal de contas,tu veio ao mundo para viver nele,seja ele bom ou ruim.Viva.Talvez você tenha um paraíso na sua frente mas mesmo assim procura defeitos para reclamar,ame sua vida por mais pobre que voçê seja,pois as pessoas mais pobres do mundo são as que são incapazes de amar.
Para os que constroem suas moradias,desejo que as mesmas não tenham muros enormes que os isolem do mundo,e que as portas estejam sempre abertas para novas amizades,para os que cavam abismos eu desejo pilares para a construção de pontes.
Para quem quer trocar de carro,desejo que usem bastante o atual,viaje,conheça o mundo,conheça pessoas novas,novas culturas,faça com que as diferenças que separam se torne semelhanças que unem.Pavimente todas as estradas não pavimentadas,encurte as distâncias,estreite as relações,estejamos dispostos a aproveitar o dia.
Desejo que todos amem bastante,respeitem-se mais ainda,procure a verdade em todas as coisas do mundo,contemple as belezas da natureza.Não use os ombros do próximo para subir na vida,marche conforme a música que voçê ouve e não como a que a maioria canta,seja livre,sonhe e tente realizar seus sonhos,por mais impossíveis que eles sejam,afinal de contas,um homem sem sonhos é um homem infeliz,mas acima de tudo seja humilde,reconheça seus erros,cultive umas das maiores virtudes que um homem pode ter,a simplicidade.
Como diria Thoreau:"Quando voçe simplificar sua vida,as leis do universo hão de lhe parecer menos complexas,e a solidão não será mais solidão,nem a pobreza será pobreza,nem a fraqueza,fraqueza.''
Muita saúde a todos,muita paz,e que a verdade seja o pilar de sustentação de suas vidas.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

For my Belle


For my Belle.


As asas do tempo a levaram para longe de mim
Eu choro copiosamente pensando em você
Eu olho para trás e não vejo seu rosto
O rosto que eu jamais irei esquecer.


E a noite chega mostrando as estrelas
A lua sorri para o viajante solitário
Que anda sozinho pelas estradas do mundo
Esperando que alguém caminhe ao seu lado.


Mas o tempo passa batendo suas asas
Tão fortemente que não consigo perceber
Que eu não estive com ninguém ao meu lado
Mas sempre estarei esperando por você.


                                                 Rafa El Viajante