quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Para meus amigos e minha família.

Aqui segue um texto que escrevi a uns 2 anos atrás,após a leitura de um dos melhores livros que ja li,Walden ou a Vida nos bosques de Henry David Thoreau.

Gostaria que essas palavras pudessem ser lidas em todas as línguas existentes nesse mundo,não para vangloriar-me de dizê-las,mas sim para cantar como se fosse um galo matutino no intuito de acordar os cidadãos,não para irem aos seus trabalhos,mas sim para acordarem para as suas vidas e não para que descubram na hora da morte que não a viveram.
Não são raras as vezes que me pergunto,como seria bom se todos os dias tivessem a mesma importancia que o tem as chamadas ''datas comemorativas'',como o natal,a páscoa ou qualquer outra data que é celebrada com sorrisos e abraços.Como seria bom se as pessoas não precisassem de ocasiões especiais para se reunirem.Até hoje comemoramos com afinco o nascimento de alguém que nem sequer conhecemos,mais de dois mil anos arranjando a mesma desculpa para nos abraçarmos,presentearmos uns aos outros,nos aproximarmos uns dos outros e comermos coisas que nem ao menos sabemos o nome,e fazemos isso apenas um dia,e por que nao todos os dias?Ou pelo menos com mais frequência?Perguntas que são difíceis de ser respondidas,mas que não devem deixar de ser feitas.
Como máquinas programadas para apenas trabalhar,colocamos a culpa nos nossos dias de labuta,colocamos a culpa na nossa falta de tempo,tudo como forma de impecilho para que dias como o natal,ano novo e páscoa se tornem corriqueiros em nossas vidas.
É bem provável que amanhã não tenhamos tempo para nos abraçarmos e sorrirmos juntos,talvez por que estaremos gastando nosso tempo falando da vida alheia,da roupa extravagante desse,do presente daquele,ou simplismente entregando-nos de corpo e alma à aquisicão de supérfluos.
Analisando friamente a vida,cheguei a conclusão que não desejo feliz natal para ninguém que está lendo ou ouvindo essas palavras,prefiro desejar felicidade a todos,que todos tenham uma vida livre de cobiça,de inveja,de arrogância.Desejo que nesse próximo ano e em todos os anos seguintes de suas vidas vocês conscientizem-se,adquiram conhecimento útil e não fútil,amem e respeitem-se.
Para os que cravam suas unhas nos príncipios do cristianismo,desejo que ao invés de assimiliar os ensinamentos de Deus,assimilem os ensinamentos da vida,tendo como base o respeito e a verdade,e não ensinamentos que cegam e manipulam as pessoas fazendo com que estas caminhem de olhos vendados  rumo a um abismo de intolerância e ignorância,onde a vida é bela apenas quando se tem enriquecimento financeiro.
Para aqueles que gozam a vida com o trabalho árduo do dia-a-dia,desejo que tenham sempre trabalho para fazer,e que quando esse vos faltar,que sobre oportunidades para realizar trabalhos voluntários.Para os que vivem reclamando da vida eu desejo muitos anos de vida,afinal de contas,tu veio ao mundo para viver nele,seja ele bom ou ruim.Viva.Talvez você tenha um paraíso na sua frente mas mesmo assim procura defeitos para reclamar,ame sua vida por mais pobre que voçê seja,pois as pessoas mais pobres do mundo são as que são incapazes de amar.
Para os que constroem suas moradias,desejo que as mesmas não tenham muros enormes que os isolem do mundo,e que as portas estejam sempre abertas para novas amizades,para os que cavam abismos eu desejo pilares para a construção de pontes.
Para quem quer trocar de carro,desejo que usem bastante o atual,viaje,conheça o mundo,conheça pessoas novas,novas culturas,faça com que as diferenças que separam se torne semelhanças que unem.Pavimente todas as estradas não pavimentadas,encurte as distâncias,estreite as relações,estejamos dispostos a aproveitar o dia.
Desejo que todos amem bastante,respeitem-se mais ainda,procure a verdade em todas as coisas do mundo,contemple as belezas da natureza.Não use os ombros do próximo para subir na vida,marche conforme a música que voçê ouve e não como a que a maioria canta,seja livre,sonhe e tente realizar seus sonhos,por mais impossíveis que eles sejam,afinal de contas,um homem sem sonhos é um homem infeliz,mas acima de tudo seja humilde,reconheça seus erros,cultive umas das maiores virtudes que um homem pode ter,a simplicidade.
Como diria Thoreau:"Quando voçe simplificar sua vida,as leis do universo hão de lhe parecer menos complexas,e a solidão não será mais solidão,nem a pobreza será pobreza,nem a fraqueza,fraqueza.''
Muita saúde a todos,muita paz,e que a verdade seja o pilar de sustentação de suas vidas.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

For my Belle

For my Belle.

As asas do tempo a levaram para longe de mim
Eu choro copiosamente pensando em você
Eu olho para trás e não vejo seu rosto
O rosto que eu jamais irei esquecer.

E a noite chega mostrando as estrelas
A lua sorri para o viajante solitário
Que anda sozinho pelas estradas do mundo
Esperando que alguém caminhe ao seu lado.

Mas o tempo passa batendo suas asas
Tão fortemente que não consigo perceber
Que eu não estive com ninguém ao meu lado
Mas sempre estarei esperando por você.

Rafa El Viajante

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prudentópolis

Depois de alguns meses sem colocar o pé na estrada,eis que surge uma oportunidade de mochilar dessa vez pelo Paraná.Como foi ótima essa experiência de conhecer esse verdadeiro paraíso das cachoeiras chamado Prudentópolis.
Como foi surpreendente saber que tão perto de minha cidade existe um lugar que parece ser esculpido à mão pela mãe-natureza,seus enormes saltos,seus vislumbrantes canions,sua mata virgem,suas trilhas que parecem ás vezes nos levar ao nada mas que no fim nos surpreendem com seu lindo destino.
Foram 3 dias no meio da área rural de Prudentópolis,acampando ao lado de uma bela cachoeira,dormindo ao som de uma forte queda d'água (devido aos dias de chuva anteriores a nossa chegada),estradas cheia de lama,cachorro que parecia ser nosso guia mostrando como era o quintal de sua casa,uma invasão de propriedade privada,uma trilha exaustiva de 8 km no meio do mato e no leito de um rio,e é claro muito contato com a natureza exuberante desse lindo lugar chamado Prudentópolis.
Dessa vez o deixei de lado a sina de ser o Viajante Solitário e ganhei a companhia super agradável de meu tio Rubão e minha tia Cristiane,aliás,é de se ressalvar que de uns tempos pra cá minha família parece estar entorpecida pelo ótimo vício de ser viajantes,espero que eles possam mochilar por muitos lugares mundo afora.
Eis aqui algumas das fotos que tiramos nesse belo fim de semana.

''A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.Por isso cante,chore,dance,ria e viva intensamente,antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.''
Charles Chaplin

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Homenagem aos novos mochileiros.

Morre Lentamente
Por Pablo Neruda

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,
quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar, morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoínho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida a fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante... Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe. Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio pleno de felicidade"

Uma homenagem aos meus amigos Luciano e Josemi,parabéns pela iniciativa chicos,la américa del sur és nuestro.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

América do sul

Fotos de alguns lugares no Brasil,Argentina,Chile,Bolivia e Peru.
Musica:What wonderfull world versão do mestre Joey Ramone.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Fim da trip.

09/01/11-Éééé esta chegando o fim da minha trip,depois de cansativas 25 horas de viagem cheguei em Puerto Iguazu com meus 8 pesos argentinos no bolso,tive boas noticias ao chegar em Puerto,a passagem para Foz era 7 pesos,ou seja ainda me sobraria 1 peso argentino de recordação,chegando no Brasil estava tranquilo pois tinha dinheiro no banco.
Mas acho que tranquilidade não era a palavra correta a ser pronunciada no fim da minha viagem,pois cheguei no Brasil e descobri que meu dinheito não era suficiente para comprar a passagem de Foz para Curitiba,o lance foi ligar para meu amigo Millhouse e pedir um socorro,consegui comprar a última passagem rumo a Curitiba e pra finalizar viajei do lado de um maluco que estava indo pra Cascavel,o último camarada da trip.
Agora é começar o planejamento rumo as terras geladas da Patagonia chilena e argentina,destino o Parque Nacional Torres del Paine (foto abaixo) no sul do Chile.Alguém topa?

Salta

08/01/11-Depois de uma noite na suite presidencial da rodô,rss,fomos acordados por umas argentinas que também estavam indo de carona até a Bolivia e decidiram se ''hospedar'' conosco.Quando o sol ja estava alto fomos dar um rolê pelo centro de Salta,de mochila na costas foi muito cansativo,carregar 15 kg nas costas nao foi uma das coisas mais agradáveis mas enfim,melhor do que ficar mofando na rodô.Vimos alguns memoriais e quando passei em frente a um sebo tomei uma decisão muito drástica,vender o meu livro do Pablo Neruda para pelo menos voltar com um pouco de dinheiro no bolso,depois de muito insistir para que o dono do sebo comprasse um livro em português consegui com muita tristeza deixar em Salta meu tão adorado livro.Agora com 10 pesos no bolso decidi comprar algo pra comer,mas meus amigos argentinos provaram ser uns caras super gente fina,compraram um sanduiches e um suco pra mim,pô fiquei feliz pra caramba pois fazia um tempo que não sabia o que era me alimentar.
A tarde voltamos para nosso hotel,ops,ou melhor para a rodoviária e as 15 horas embarquei rumo a Puerto Iguazu a última cidade em território estrangeiro dessa minha viagem,um adeus para os brothers argentinos e 2 pesos para colocar a mochila no bagageiro do bus,resultado 8 pesos no bolso e uma incerteza,quanto será o valor do onibus de Puerto Iguazu para Foz do Iguaçu?Fiquei a viagem inteira com essa pergunta na cabeça,bom,pelo menos tinha lanchinho no bus,kkk.

Dia de preocupação

07/01/11-Dia de viajar rumo a Salta,cidade do norte da Argentina,das 10 da manhã até as 22 da noite,durante o caminho passei pela estrada Caracoles,uma estrada cheia de curvas,saimos de 2400 de altitude e chegamos a 4100 por essa estrada,realmente um percurso muito bonito,durante o caminho pudemos ver alguns pequenos salares,lagunas e muitas vicunhas e lhamas.
Chegando em Salta decidi comprar minha passagem para Puerto Iguazu,tinha no bolso 110 dólares,e quando fui comprar a passagem tive um noticia nada agradável,o preço da passagem.A mais barata que encontrei foi no valor de 111 dolares,tive que insistir para que a moça do guichê me fizesse um desconto,ufa,mas consegui,passagem de Salta para Puerto Iguazu,saida dia 8/1 as 3 horas da tarde.Ok,e aonde dormir agora???Sem um centavo no bolso,decidi tentar vender uma blusa nas imediações da rodoviária de Salta,não consegui e fui aconselhado por um argentino a a dormir na rodoviária mesmo,pois é,essa foi a solução,me abracei com minha mochila e comecei minha odisséia noturna na rodoviaria de Salta,quando era mais ou menos meia noite vi 2 mochileiros entrando na rodô e se abancando embaixo de uma escada,fui trocar uma ideia com eles e por sorte os caras era muito sangue bom.Dois argentinos que estavam indo de carona até a Bolivia,tudo sujo,pois tinham pego carona na caçamba de um caminhão,já tinham rodado em torno de 600 km só pedindo carona nas estradas,demos um rolê nas ruas próximas da rodoviária pra fazer uma homenagem ao Bob,e dormimos no chão da rodoviaria,nem um pouco confortável mas mesmo assim foi muito louco.

Chile

06/01/11-Ingressei no Chile no ínicio da tarde,na fronteira reencontrei um casal de brasileiros bem gente boa que tinha encontrado em La Paz.San Pedro do Atacama olhando de longe parece mais um povoado perdido no meio do nada,mas na realidade é um lugar muito charmoso,com suas ruazinhas de terra batida e suas casas sem quintal.Bom mas foi aqui nessa cidade que comecei de verdade meu ciclo de preocupações pois eu tinha no bolso 215 dólares apenas,e quando cheguei em San Pedro a primeira coisa que queria garantir além do passeio pelo Valle della Luna foi a passagem rumo a Salta,na primeira agência que fui tive uma notícia desanimadora pois só tinha passagem para o dia 9/1,e minha grana não era suficiente para tantos dias por aqui (tendo em vista que o Chile é um país um pouco caro) a solução foi ir pra segunda e ultima opção,ufa,consegui passagem para o próximo dia,60 dolares a passagem,os 155 que me sobraram foram para comida,hospedagem,passeio pelo Valle e viagem de Salta para Puerto Iguazu na fronteira com o Brasil,ééé mau sabia eu que o dinheiro não era suficiente.
Mas o que importa é que fui para o Valle della Luna,antes de ir ver o pôr do sol no Valle passamos pelo Valle della Muerte,alguns chamam esse lugar de Valle de Marte devido ao solo vermelho,paisagem semelhante ao nosso planeta vizinho,não foi por acaso que a Nasa escolheu esse lugar para testar o robô que foi enviado para Marte.
Próximo a cidade de San Pedro existem vários observatórios astronômicos de varios devido a esse ser o lugar onde o céu é mais limpo no mundo,apenas 2 vezes no ano cai uma garoa por aqui,o deserto do Atacama é o mais árido do mundo,alguns cientistas cogitam a hipótese de nunca ter chovido em algumas regiões do deserto.
Após conhecermos Marte,ops,o valle de Marte,fomos para uma caverna próxima para ver umas rochas cristalizadas,muito belas,e logo após fomos ver o tão esperado pôr do sol no Valle della Luna,antes do sol de pôr a coloração das montanhas é de um tom de vermelhor intenso e após as memas se tornam marrom escuro,enfim só existe uma palavra que consegui mencionar depois do pôr do sol.Expetácular.
Como estou no Chile decidi homenagear um dos maiores poetas que o mundo já conheceu,o chileno Pablo Neruda.

'' De otro.Será de otro.Como antes de mis besos.
Su voz,su cuerpo claro.Sus ojos infinitos.
Ya no la quiero,és cierto,pero tal vez la quiero.
És tan corto el amor,y és tan largo el olvido.
Porque en noches como esta la tuve entre mis brazos,
mi alma no se contenta con haberla perdido.
Aunque éste sea el último dollor que ella me causa,
y éstos sean los últimos versos que yo le escribo.''

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bolivia-Chile

06/01/11-Dia de ingressar no Chile,mas antes tinhamos que conhecer os geiseres,as termas e a laguna mais bonita do passeio,a laguna verde.Pois bem,para vermos os geiseres em atividade tivemos que sair bem cedo do hotel,creio que foi o dia que eu passei mais frio na minha vida,com certeza estava em torno de uns -5 à -10 graus essa manhã,quando chegamos nos geiseres conseguimos nos esquentar um pouco,pois estamos sob um solo de intensa atividade vulcânica.
O mais engraçado foi quando chegamos nas termas,a água nesse lugar tem uma temperatura por volta de uns 30 graus,e temperatura fora d'água no horario que chegamos estava seguramente em torno de -1 à +3 graus,preferi deixar de lado as termas,fomos para o último atrativo da tour que foi a laguna verde,essa laguna fica aos pés do adormecido vulcão Licancabur,um expetáculo.
Quando chegamos na fronteira Bolivia-Chile me deparrei com algo que me deixou muito intrigado,próximo da fronteira tinha um onibus abandonado,sem rodas,porta,vidros,enfim,parecia que tinha caído dos ceus ou surgido das terras áridas do deserto,me lembrou na hora o onibus mágico do filme Na natureza selvagem,mas ainda guardo comigo a pergunta:Como esse onibus foi parar nesse lugar???
Depois de um pequeno stress com o guarda corrupto da fronteira ingressei pela primeira vez em território chileno,destino San Pedro do Atacama,na tarde de hoje irei fazer o passeio no Valle della Luna,até então achei que seria um bonito passeio,mas no fim do dia o bonito virou inesquecível,mas isso eu conto na próxima postagem.

Dia das lagunas

05/01/11-Depois de uma noite no hotel de sal começamos nosso segundo dia de tour passando por 2 povoados nas imediações do salar,após 2 pequenas pausas ingressamos no deserto de sioli.Esse deserto é como se fosse um prolongamento do deserto do Atacama,afinal de contas,já estavamos bem próximos da fronteira com o Chile.Nesse dia nosso Jeep deu alguns problemas mas nada que fosse preocupante,conhecemos a Arbol del Piedra,uma pedra que o vento se encarregou de molda-la em forma de árvore,essa natureza é surpreendente,em frente a Arbol tem uma pequena montanha de pedra,resolvi subir,mal sabia eu que seria algo tão dificil,a altitude faz com que qualquer pequeno esforço se transforme em algo quase impossivel de se fazer,mas enfim subi e desci e estou vivo,rss,e feliz muito feliz.
Passamos por várias lagunas no decorrer do dia,a mais bonita do dia sem sombra de dúvida foi a Laguna colorada,muitos flamingos nesse lugares,várias espécies diferentes,o balé dos flamingos é algo fora do normal,da vontade de passar o resto da tarde apreciando essas aves.Incrível também era o frio que fazia nessa região,rajadas de vento que além de ser cortantes pareciam que iam carregar-nos para bem longe.Nos hospedamos em um pequeno hotel próximo a laguna,e enfrentamos a noite mais fria do passeio,observamos as estrelas,diga-se de passagem o céu mais belo que vi na minha vida,pena que a Lua não deu as caras nem ontem nem hoje,amanhã é dia de acordar muiiito cedo,4:30 da madruga e conhecer os geiseres.

Salar do Uyuni 1º dia.Parte 2

04/01/11-Durante a tarde almoçamos na Isla del Pescado,uma pequena montanha no meio do sal,com cactos de até 9 metros de altura e incríveis 500 anos de existência,essa isla fica de frente com o adormecido vulcão Tunupa,depois de umas paradas no salar fomos para um hotel de sal,terminei o percurso rumo ao hotel sob o teto do Jeep,uau muito louco,um pouco perigoso pois o Jeep balançava altos mas foi 10,chegamos no hotel e dormimos a primeira noite do passeio.

Uyuni primeiro dia.Parte 1.

04/01/11-Depois de mais uma viagem cansativa mas muito linda,cá estou eu em Uyuni,durante a viagem comecei a ter uma idéia de como seria o céu nesse lugar,muitas estrelas,muitas mesmo,uma noite muito linda,foi dificil dormir e abdicar da beleza das estrelas.
Cheguei em Uyuni e reservei o passeio pelo salar.Uyuni é um povoado perdido no meio do deserto,mas é um lugar bem bacana,um tanto quanto charmoso.Mas o grande motivo de eu estar aqui é o salar,o passeio começa por um cemitério de trens distante apenas alguns km's do povoado,muito legal ter encontrado uns amigos Colombianos que conheci em Cusco lá no cemitério,altas risadas.Depois do cemitério fomos a um pequeno museo no início do salar,pudemos ver animais feitos de sal,uma forma de artesanato da região.
Uma pena que os norte americanos já estejam de olho no salar,pois foi descoberta uma grande reserva de Lítio por essas bandas,e como tudo que provém lucro é motivo de cobiça externa os usurpadores Ianques é bem provável que em breve tenha tecnologia norte americana por aqui.

Dia de morcegar.

03/01/11-Dia de ficar morcegando no hostel,conheci uns brazucas gente fina (foto acima)altas homenagens à Jah,fui com os caras vê-los fazer suas compras,ainda bem que não me empolguei e não comprei nada(mal sabia eu que uma compra nesse dia poderia colocar em risco meu retorno para o Brasil)dia de leitura (mal sabia eu que os dias com meu livro do Neruda também estavam contados) e dia de trocar idéia com uma gata australiana,pena que esse era meu ultimo dia em La Paz,que merda.
Quando estavamos voltando das compras começou uma chuva,sorte que conseguimos chegar antes do início das pedras,pois choveu muiita pedra essa tarde (como se vê nas fotos acima) As 19:00 parti rumo a Uyuni,um povoado ao sul da Bolivia,amanhã chego na cidade e já começarei minha jornada no Salar do Uyuni,o maior deserto de sal do mundo.